Se um dia um terremoto destruir todos o prédios de Perdizes e um tsunami levar para longe todos os destroços, quando nos aproximarmos do fim do dia e o relógio marcar 17h55min, o sino da igreja São domingos vai badalar.
Já moro ao seu lado a 10 anos, se não mais, e admito que nunca vi este sino não bater (será que é possível ver algo não acontecer? Fica pra outra crônica). Quando era criança, eu ficava imaginando a pessoa que ia lá, todo dia, chegava no pé daquela torre por dentro da igreja e olhava para cima, tentando ver aquele sino lá no alto. Depois, segurava com as duas mãos uma corda grossa, mais velha que o próprio homem, e usava todo seu peso para fazer o sino badalar. Sempre as 17 horas e 55 minutos. Sua vida se resumia a isto, e ele dormia numa cama ao lado das cordas. (In)felizmente, eu cresci, e um belo dia enquanto ouvia o sino bater e imaginava o homem puxar as cordas (homem que, por alguma razão, eu tinha a certeza de se chamar Rogério), comentei sobre isto com minha mãe, que com uma única palavra destruiu meu sonho infantil: “é eletrônico”, disse ela.
Senti toda minha inocência infantil ir pelo cano, como se alguém tivesse decidido puxar a descarga. A partir deste dia, tudo o que eu imaginava eu pensava, em paralelo, se aquilo também podia ser eletrônico. “Será que não tem uma pessoa que fica no topo do elevador, apertando o botão de subir ou descer para ele parar no andar que a gente quer?” “Será que não tem ninguém dentro do carro fazendo a roda girar quando a gente pisa no pedal?”.
Talvez agora você esteja pensando que eu era uma criança um tanto afetada, e que há uma grande chance de minha mãe me deixado cair de cabeça quando eu era bebê. Bom, talvez você esteja certo. Mas a modernidade tem esta mania louca de fazer tudo por nós. A gente não lava a louça; põe na maquina; a gente não faz café, liga a maquina; a gente não abre o portão, a maquina abre; a gente não põe fogo, LIGA o fogo. DESDE QUANDO O FOGO É LIGÀVEL?
Mas ainda sim, o sino toca todo o dia, e meu cachorro uiva para ele todo o dia. Será que meu cachorro é eletrônico?
mas você não tem um cachorro oras
ResponderExcluirHaha, eu tinha, ha uns anos xD
ResponderExcluirMas quem constrói as máquinas??????
ResponderExcluir